Biblioteca Curt Nimuendaju

 

biblioteca

 A Biblioteca Curt Nimuendajú foi criada em 13 de julho de 1987, e desde então vem se consolidando como referência para estudantes e pesquisadores. O acervo da Biblioteca é especializado nos temas povos indígenas do Brasil, política indigenista e questão ambiental em terras indígenas, contando com uma coleção de cerca de 38 mil registros, entre livros, folhetos, periódicos, coleção de recortes de jornais, obras de referência, monografias, dissertações e teses.

 

Além disso, oferece aos usuários os seguintes produtos e serviços de informação: pesquisa on line sobre os títulos existentes no acervo da Biblioteca Curt Nimuendajú, pesquisa e levantamento bibliográfico sob demanda, comutação bibliográfica, empréstimo domiciliar e empréstimo entre bibliotecas, catalogação na fonte, normalização de publicações segundo a ABNT e serviços reprográficos de documentos e acesso à Internet para pesquisa.


A Biblioteca Curt Nimuendajú é aberta ao público em geral e oferece um espaço de estudo coletivo e individual, com capacidade para 22 pessoas, o qual dispõe de 4 mesas e também 6 baias, entre as quais 4 oferecem computadores com acesso à Internet, utilizados pela comunidade para estudos e/ou realização de trabalhos. Oferece, ainda, atendimento especial aos deficientes físicos.

 

Missão: Promover o acesso e a disseminação de informações sobre os índios e a política indigenista brasileira, contribuindo para a promoção e a proteção dos direitos indígenas.   

Competência: Organizar, tratar e preservar o acervo bibliográfico da Funai sede e gerenciar as atividades das bibliotecas das unidades regionais da Funai, com o objetivo de disseminar informações de interesse da sociedade relacionados à temática indígena.   

 

Normas de empréstimo e atendimento aos usuários:
1. Quem pode solicitar
- O empréstimo bibliográfico está disponível aos usuários que tiverem vínculos com a Fundação Nacional do Índio. No entanto, o público em geral pode frequentá-la e fazer consultas locais.
- Bibliotecas públicas cadastradas na Biblioteca Curt Nimuendajú - Funai.


2. Quantidade de documentos
- Poderão ser solicitados empréstimos de até 3 (três) documentos por vez, com exceção de obras raras, folhetos, recortes de jornais e periódicos.


3. Prazo de empréstimo
- O prazo de empréstimo é de 15 dias corridos.


4. Pesquisa bibliográfica
- O usuário poderá solicitar pesquisa e levantamento bibliográfico dos títulos existentes na biblioteca ou em acervos externos relacionados aos assuntos solicitados. Este serviço deverá ser requerido com antecedência, por meio de registro da solicitação na biblioteca e do fornecimento do e-mail do solicitante ou um suporte (pen drive ou CD-ROM) para recebimento do resultado da pesquisa.

  

Endereço:

BIBLIOTECA CURT NIMUENDAJÚ
Setor Bancário Sul – Quadra 2, Lote 14, Edifício Cleto Meireles, Brasília/DF, Térreo.
CEP: 700770-120

Telefones: (61)3247 6549
                 (61)3247 6550
                 (61)3247 6551

 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05