23 de janeiro
 

Indígenas do Amazonas recebem novos Pólos-base - 13h18
Fonte: Funasa

Cerca de 3.500 indígenas do Amazonas serão beneficiados por dois novos pólos-bases inaugurados na última sexta-feira (19) pelo diretor executivo da Funasa, Danilo Forte. O coordenador regional, Francisco Aires também participou da entrega. Um dos pólos é o de Filadélfia, no município de Benjamin Constant, e o outro é o de São Luiz, o primeiro na região do Vale do Javari.

O Pólo-base de Filadélfia também funciona como um mini-hospital. Nele existem 11 salas de atendimento de saúde. A unidade está preparada para atender à demanda de três mil indígenas. Equipes formadas por Agentes Indígenas de Saúde (AIS), enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem oferecem atendimento no pólo.

Mais de 20 comunidades indígenas podem contar com a assistência oferecida nas novas unidades. Durante a inauguração, Danilo Forte destacou a importância da entrega dos pólos às comunidades. “Hoje o Governo Federal prioriza o investimento na saúde dos povos indígenas em todo o país. As ações de saúde no Amazonas serão melhoradas pela estrutura oferecida nos dois novos pólos, e principalmente no de Filadélfia, o maior do estado”, afirmou Forte.

Durante a inauguração foram anunciadas as entregas de outros pólos em diversas áreas da região. O da aldeia Jaquirana está previsto para ser aberto em março. Já a aldeia Vida Nova, pode receber a unidade em abril; a aldeia Maronal, em junho; a aldeia São Sebastião, em agosto; a aldeia Aurélio, em outubro; e a aldeia Massapé, por sua vez, pode ganhar um pólo-base em dezembro deste ano.

A assistência à saúde indígena também será beneficiada pela mudança na compra e distribuição de medicamentos contra malária. A Funasa assume totalmente a aquisição dos remédios, atendendo às reivindicações das comunidades locais. A força tarefa SOS Javari, que já alcançou 10% da população indígena do Vale do Javari, continua com as ações para a melhoria da saúde dos indígenas. As 14 equipes composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e AIS trabalham continuamente na área.

O programa Pró-chuva, uma parceria da Fundação com o governo estadual do Amazonas está previsto para ser iniciado no mês que vem. A Funasa assinou convênio com o governo e vai investir R$ 5 milhões no projeto. O programa prevê o beneficiamento de 1.836 casas com equipamentos para captação de água e aproveitamento da chuva no abastecimento das populações de áreas com escassez hídrica.

 
Mais notícias