26 de maio

 

Kaxinawá produzem couro vegetal             

Os índios Kaxinawá., do Município de Feijó (AC), a exemplo dos Yawanawá (AC) que obtiveram relativo sucesso na produção de couro vegetal, estão produzindo, para aplicações diversas, um novo tipo de pano emborrachado. Ainda em fase de testes, os Kaxinawá aprimoraram o fabrico do couro vegetal, produzindo mantas mais espessas, dando-lhe mais consistência, com vistas à confecção não apenas de toalhas, bolsas entre outros usos, mas, principalmente na confecção de material esportivo.

Caso consigam produzir mantas com densidade adequada, a intenção dos Kaxinawá, que conta com o apoio do Governo Acre, é fornecer o material para confecção de bolas de futebol, para serem utilizadas na Copa do Mundo, em 2014, que será disputada no Brasil. A Secretaria de Esportes do Acre já levou amostra do material produzido para a CBF, mas, de acordo com o Administrador da Funai, naquele Estado, Antonio Apurinã, é necessária a ida de um técnico até o local, para fazer os testes do material. As duas primeiras bolas, produzida por presidiários do Estado, embora muito bem feitas, receberão novo tratamento para aumentar a resistência das mantas utilizadas.

O projeto tem o apoio da Funai e da Universidade Federal do Acre e traz inovações na confecção das mantas, que agregará valores culturais ao material produzido: o produto terá estampas e pinturas tradicionais do grupo. Caso haja sucesso no empreendimento, os índios pretendem, por intermédio de suas associações, negociar diretamente com as empresas interessadas, tendo a Funai como interveniente. Os Yawanawá, que se iniciaram nesse ramo, negociavam os seus produtos diretamente com a AVEDA, empresa norte-americana, que adquiria toda a produção indígena.

 
Mais notícias